Clara luz da noite

Pensamento aos pedaços


Fui chamada de feminista esses dias como se fosse um xingamento, e porque era uma pessoa com uma ideia deturpada sobre o feminismo eu respondi que não era feminista e sim contra o machismo.
Depois fiquei pensando se devia ter explicado melhor minha posição frente ao assunto. Conclui que era melhor, sempre é bom esclarecer as verdade aos desavisados. Explico aqui. Feminismo tem a ver com liberdade e respeito.  Feminismo não é ser contra os homens e seus direitos, é querer direitos iguais, é querer que acabem as piadinhas machistas e a agressão contra a mulher... enfim, querer ver mudar essa sociedade dominadora  composta e formada pelos homens ao longo dos séculos.




Hoje no dia da mulher esse assunto vem à tona, ano após ano. Coisas mudam, outras permanecem, mas o que o feminismo prega ainda está longe de ser plenamente verdade. Por isso compartilho alguns dos textos que li hoje com os quais concordo plenamente e faço deles minhas palavras. Este primeiro link, Aquelas Mulheres é escrito por um homem que escreverá durante um ano suas experiências pelo mundo feminino.
O segundo, Blog do Sakamoto, é de um jornalista, homem, e fala tudo o que nós feministas buscamos!
Agora os das mulheres, o texto do De Repente Tamy traz muita coisa em comum com o anterior e mostra que muitos tem o mesmo objetivo, menos machismo!
E este, da escritora Clara Averbuck, é muito bom e fala um pouco mais sobre o feminismo. Aliás, os textos dela são ótimos, vale dar uma conferida.
Para quem ainda tem preconceito contras os feministas, faça o teste aqui e se surpreenda!

Muita coisa ainda tem que mudar para podermos de fato comemorar esse dia, ou melhor, chegar o dia em que não seja motivo de comemoração, que seja o tratamento de igualdade, respeito e liberdade algo comum na sociedade, que todos sejam educados com tais princípios. E fica a frase de Tavi Gevinson, editora da RookieMag, revista eletrônica para adolescentes que diz: "Feminismo não é um livro de regras, mas uma discussão, uma conversa, um processo".

Mas para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o jornal britânico Metro selecionou uma lista com dez cantoras-compositoras contemporâneas, que são mundialmente conhecidas pelo seu talento. Assim como os homens, é isso que nós mulheres esperamos, reconhecimentos pelo talento, pela dedicação, pelo esforço, por sermos seres humanos que sentem, querem, sofrem, riem e devem ser livres como os homens em sua plenitude.
Enquanto isso, libere seu lado feminista

                                ♫   Top 10 international women singer-songwriters





0 comentários:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe seu comentário aqui.

Evite acidentes, faça tudo de propósito!


É ao mesmo tempo fascinante e amoral. Celebra a vida!


Essa que vos fala

Minha foto
Existe aqui uma mulher Uma bruxa, uma princesa Uma diva, que beleza! Escolha o que quiser Mas ande logo Vá depressa Nem se atreva A pensar muito O meu universo Ainda despreza Quem não sabe O que quer...

Atalho do Facebook


Sejam bem vindos!!!

"Já aviso, aqui a casa é ventilada, o coração é quente e as vontades têm a temperatura exata para os sonhos".
Vanessa Leonardi

Um lema

"Não me pergunte quem sou e não me peça para permanecer o mesmo".

Michel Foucault


Porque?

Pra pensar, pra desabafar, pra gritar pro mundo...
Pra compartilhar, pra chorar e pra rir de tudo!!!

tá procurando o quê?


"Apenas viver não é o suficiente, disse a borboleta, É preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor!"

Total de visualizações de página

Postagens populares

Seguidores


Tecnologia do Blogger.


Blog Day 2010

Páginas

Labels