Clara luz da noite

Pensamento aos pedaços


AS CORES, PELOS E OLHOS DOS GATOS 


- Amarelos

O amarelo nos gatos é uma característica proveniente do gene ligado ao sexo, o X. 
Existem vários tons de amarelo, podendo ir do bem claro ao laranja escuro, quase vermelho.
O macho só precisa ter o gene para a cor amarela, no seu único cromossoma X, para ser amarelo.
Já na fêmea, se ela for heterozigoto - tiver um X para amarelo e o outro não- poderá ser amarela, tartaruga ou tricolor (preto, branco, amarelo), dependendo do gene dominante.

Se a fêmea for homozigoto para amarelo - amarelo nos dois X- ela será amarela. 
Por exemplo: Uma fêmea com um X para amarelo e o outro "X" com o gene do preto, teremos uma gata amarelo e preto. 
Se em um dos dois X dessa fêmea houver o gene branco (dominante), ela será tricolor.

É por isso que vemos mais machos na cor amarela do que fêmeas. Essa também é a razão dos machos tricolores serem raros. É necessário ter os dois cromossomas X para ser tricolor. Os machos tricolores têm algum tipo de anomalia cromossomial, a mais comum, é ter 2 X, apesar de ser macho (XXY) e isso acarreta na esterilidade do gato. 
A afirmação de que tricolores são fêmeas é certa em 99,99% dos casos.

Estatisticamente, existe 1 fêmea amarela para cada 3 machos amarelos.

As cores de um filhotes de uma fêmea tricolor, irão depender das cores do pai. Ela pode produzir filhotes não amarelos, misturados, tigrados, preto e amarelo e filhas tricolores. Ser tigrado irá depender dos genes do pai e todos os filhotes podem ter manchas brancas.

- Gatos com manchas brancas

Manchas brancas são muito comuns e variáveis. Podem se restringir apenas aos dedos, pés, pernas, nariz, queixo, barriga, peito, até uma grande mancha abrangendo várias partes do corpo ao mesmo tempo.
Alguns gatos apresentam apenas o tigrado na cabeça e rabo, sendo o restante branco. Muitas vezes são chamados de branco malhados. Mas na verdade eles são tigrados malhados de branco, já que o gene branco esconde o tigrado.
As manchas brancas são dominantes com grau variável de apresentação. Os gatos homozigotos para branco costumam ter mais branco do que os heterozigotos. Mas há outros genes que influenciam isso.
O gene para manchas brancas pode criar gatos de olhos azuis, ou apenas com um olho azul. O gene branco é associado à surdez, se este branco atinge as orelhas. A surdez pode ser bilateral e é causada por uma degeneração da Cóclea no ouvido interno, que tem início alguns dias após o nascimento. Nem todo gato branco de olhos azuis é surdo. A surdez não impede o gato de ser um ótimo animal doméstico. Ele apenas não deverá sair, já que não conseguirá ouvir ruídos como motores de carro, buzinas, etc.
Gatos brancos podem ter manchas brancas, só que estas ficam invisíveis.

-Gatos tigrados ou rajados

Os gatos tigrados possuem uma linha, semelhante a um risco de caneta, na face, saindo do canto externo dos olhos. Marcas ao redor dos olhos e um M, na testa. 
Olhando seu pelo de perto, vemos que ele tem bandas em cada fio, alternando bandas claras e escuras. Essas bandas são chamadas agouti.
O tigrado é considerado como a cor original dos gatos.


Pelos dos Gatos

- Gatos de pelo curto

A grande maioria dos gatos existentes em todo mundo é de pêlo curto. E destes, somente uma pequena percentagem é de pedigree. Os gatos de rua, sem pedigree, são em geral mestiços, sem características de qualquer raça e resultado do acasalamento desordenado durante gerações.
Esses gatos de rua são muito resistentes e com uma sólida constituição.

- Gatos de pelos ondulados ou Rex

Os gatos Rex, surgiram pela primeira em 1950, em uma fazenda em Cornwell. Seus pelos são mais curtos do que o normal, todos ondulados, só os pêlos de baixo, chamados velos, apareciam, dando um aspecto diferente ao gato. Os bigodes e pestanas também eram crespos. Essa raça recebeu o nome de Cornish-Rex.
Mais tarde surgiram gatos Rex em Devon, e foram chamados de Devon-Rex, tendo pelos mais curtos e crespos, enquanto o Cornish-Rex é mais macio e agradáveis ao toque.
Os dois tipos de Rex foram exportados para os Estados Unidos e outros países.

- Gatos de pelos longos

Embora haja controvérsias, os primeiros gatos de pêlo longo aparecidos na Europa, nos fins do século XVI, eram trazidos do oriente, descendentes do gato Angorá.
Nos Estados Unidos, surgiram mais ou menos na mesma época que na Inglaterra.

- Gatos sem pelos

Sphynx. Em 1966, uma gata doméstica no Canadá, deu à luz a uma ninhada sem pêlos. Foi por esta mutação natural que a raça se desenvolveu.

Características Genéticas dos pelos dos gatos

Dominantes
Manchas brancas
Polidactilia (dedos à mais)
Ausência de cauda
Grisalho (ausência de cor na raiz do pêlo)

Recessivas
Pequenas manchas brancas no peito e queixo
Clareamento do preto (preto>azul)
Clareamento do chocolate
Clareamento do cinamon
Bobtail (cauda curta)
Cor sólida (sem tigrado)
Pêlos longos




Cor dos olhos


A cor dos olhos de um gato pode variar muito!

Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.
·Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para enxergar. 
· Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver o amarelo, azul e o verde. Ainda não se sabe ao certo, se conseguem ver o vermelho, provavelmente essa cor é vista como cinza ou preto..
A cor dos olhos do gato está relacionada com a cor dos pelos.

·         Gatos com manchas nas pontas (focinho, patas e rabo) como os siameses possuem olhos azuis. Os SRD “sialatas” entram nessa categoria.
·         Gatos brancos e gatos com muitas manchas brancas podem ter olhos azuis, verdes, amarelos, cobre, apenas um azul e outro verde ou amarelo.
·         Gatos pretos com olhos azuis não existem, ou se existem são uma exceção às regras da genética. Os gatos pretos sempre têm olhos verdes, ou olhos amarelos/cobre. Ou ambos, a cor muda dependendo do dia/humor do gato!


Curiosidades

·         Gatos não conseguem ver diretamente sob o seu nariz, eles têm um ponto cego! Você pode testar isso colocando um petisquinho bem abaixo do nariz dele…ele irá sentir o cheiro, mas terá que procurar antes de achar o petisco.
·         Gatos enxergam cores sim. A sua habilidade de ver cores não é aguçada como a nossa, mas eles conseguem distinguir algumas cores, principalmente roxo, azul e verde, ao passo que o vermelho não é tão percebido.
·         A maioria dos gatos brancos de olhos azuis são surdos. Um gato branco com olhos bicolores (um azul e outro verde ou amarelo) frequentemente é surdo do lado do olho azul.
·         Gatos ‘beijam’ com os olhos. Você já pegou seu gatinho olhando para você por um longo momento, e então vagarosamente ele piscou os olhos? Esse é o equivalente a um beijo felino, e você deve se considerar lisonjeado. É lógico que uma mordidinha no nariz também é uma maneira deles darem um beijo. Se você quiser mostrar ao seu gato o quanto o ama, retribua o beijo felino. Não, não no nariz! Somente olhe longamente para ele e então pisque vagarosamente, e veja o que acontece!

0 comentários:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe seu comentário aqui.

Evite acidentes, faça tudo de propósito!


É ao mesmo tempo fascinante e amoral. Celebra a vida!


Essa que vos fala

Minha foto
Existe aqui uma mulher Uma bruxa, uma princesa Uma diva, que beleza! Escolha o que quiser Mas ande logo Vá depressa Nem se atreva A pensar muito O meu universo Ainda despreza Quem não sabe O que quer...

Atalho do Facebook


Sejam bem vindos!!!

"Já aviso, aqui a casa é ventilada, o coração é quente e as vontades têm a temperatura exata para os sonhos".
Vanessa Leonardi

Um lema

"Não me pergunte quem sou e não me peça para permanecer o mesmo".

Michel Foucault


Porque?

Pra pensar, pra desabafar, pra gritar pro mundo...
Pra compartilhar, pra chorar e pra rir de tudo!!!

tá procurando o quê?


"Apenas viver não é o suficiente, disse a borboleta, É preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor!"

Total de visualizações de página

Postagens populares

Seguidores


Tecnologia do Blogger.


Blog Day 2010

Páginas

Labels