Clara luz da noite

Pensamento aos pedaços

    Uma lenda japonesa fala sobre um boneco roliço que representa um sacerdote indiano da Bodhidharma, fundador do Zen Budismo na China. Acredita-se que, em uma caverna, ele teve os braços e as pernas atrofiados depois de passar 9 anos meditando, sem piscar ou mover os olhos até atingir o tão desejado "Estado de Iluminação".

    Assim sua imagem ficou relacionada à esperança e a realização de sonhos devido a sua paciência, perseverança e obstinação, então podemos acreditar que não devemos temer os riscos e os erros, tudo faz parte de um aprendizado.

    No ocidente também se diz que, se alguém deseja alcançar um objetivo, pinta um dos olhos e quando o desejo for realizado pinta-se o outro olho em agradecimento. E enquanto o desejo não é realizado deve deixar em um lugar que sempre possa ser visualizado, após o desejo ser conquistado guarde como talismã, pois pode presentear uma pessoa para que lhe traga muita sorte e boas energias.




O amuleto Daruma não possui braços ou pernas. Isso mostra a influência do real Daruma Daishi sentado em longos anos de meditação, onde as pernas e braços estão encolhidos e atrofiados sob o manto vermelho. Também não se consegue deitar o boneco, uma vez que sua forma é arrendondada e possue uma base mais pesada que o resto do corpo. Isso também traz um significado importante, que não podemos “jamais desistir” dos nossos objetivos.
Tanto que há um provérbio japonês que se diz:
“Nana korobi, ya oki”, que quer dizer: “Caia 7 vezes, mas levante 8 vezes”.

Em Takasaki-shi, província de Gunma Ken, existe um santuário especial aos Daruma. Diversos artesãos trabalham na confecção dos amuletos, que geralmente são feitos em papel machê.
A barba e sobrancelhas do Daruma são pincelados artesanalmente. As sobrancelhas são pintadas de forma que lembre o pássaro tsuru e a barba em forma de uma tartaruga (kame), dois símbolos de vida longa no Japão.

0 comentários:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe seu comentário aqui.

Evite acidentes, faça tudo de propósito!


É ao mesmo tempo fascinante e amoral. Celebra a vida!


Essa que vos fala

Minha foto
Existe aqui uma mulher Uma bruxa, uma princesa Uma diva, que beleza! Escolha o que quiser Mas ande logo Vá depressa Nem se atreva A pensar muito O meu universo Ainda despreza Quem não sabe O que quer...

Atalho do Facebook


Sejam bem vindos!!!

"Já aviso, aqui a casa é ventilada, o coração é quente e as vontades têm a temperatura exata para os sonhos".
Vanessa Leonardi

Um lema

"Não me pergunte quem sou e não me peça para permanecer o mesmo".

Michel Foucault


Porque?

Pra pensar, pra desabafar, pra gritar pro mundo...
Pra compartilhar, pra chorar e pra rir de tudo!!!

tá procurando o quê?


"Apenas viver não é o suficiente, disse a borboleta, É preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor!"

Total de visualizações de página

Postagens populares

Seguidores


Tecnologia do Blogger.


Blog Day 2010

Páginas

Labels