Clara luz da noite

Pensamento aos pedaços

Biblioteca pública em Kansas City - EUA

1 - Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?
O dia do Curinga, de Jostein Gaarder. É um livro sobre uma viagem fantástica sobre um garoto que parte em busca de sua mãe que o deixou oito anos antes. No meio da viagem ele encontra um livro mágico que desencadeia uma história paralela com seres fantásticos, histórias de família na incessante busca de conhecimento e da filosofia.
E também O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry. Uma obra aparentemente simples mas que traz um pensamento profundo assim como uma mudança de valores, que ensina como nos equivocamos na julgamanto das coisas e das pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam à solidão. Nós nos entregamos a nossas preocupações diárias quando nos tornamos adultos e o livro nos faz lembrar a criança que fomos.

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Alguns até hoje, sito aqui mas não como forma de prevenir quem ainda não leu, pois leitura é muito pessoal para tentarmos negar o direito que a pessoa tem de querer conhecer. Mas os que ainda não consegui ler são: Iracema de José de Alencar, O Hobbit de J. R. R. Tolkien e Memorial do Convento de José Saramago, mas como sou insistente, um dia eu retomo as leituras.

3 - Se pudesse escolher um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?
Já escolhi, um livro que já reli inúmeras vezes que é Agua Viva de Clarice Lispctor. Tenho dois um bem antigo comprado num sebo e uma novinho que ganhei. Sempre leio o velhinho, tem várias partes marcadas com cores diferentes, cada cor correnponde a uma das vezes que li. Parece que ela escreveu o livro de um fôlego só, é emocionante, com doses de surrealismo intensificada pela falta de significação proposital nos transportando a um oceano de sensações e isso me inspira a escrever algumas bobagens...

4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
A metamorfose de Franz Kafka, mas acabei de começar a leitura...

5 - Que livro leste cuja ‘cena final’ jamais conseguiste esquecer?
O Guarani, de José de Alencar foi o primeiro que li cujo final foi emocionante, depois vieram outros como...
A cidade do sol de Khaled Hosseini que acabei de ler, nunca chorei tanto ao ler um livro como chorei durante a leitura desse. É a história de duas afegãs que se encontram e suas expectativas sobre suas vidas e seu futuro. Sem palavras, extremamente emocionante.

6 - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
Sou leitora desde criança, filha de professora, minha casa era uma verdadeira biblioteca desde sempre. Mas os meus preferidos eram os contos de fadas, tínhamos diversas versões de diversas histórias...

7 - Qual o livro que achaste chato e mesmo assim leste até o fim? Por quê?
Anjos e Demônios de Dan Browm. Na verdade não gostei do começo pois já tinha lido O Código da Vinci do mesmo autor e achei ambos muito parecidos, porém no decorrer da leitura, a trama foi ficando cada vez mais instigante e deu até uma pontada de tristeza quando a história acabou.

8 - Indica alguns dos teus livros preferidos.
São tantos, adoro tudo que é fantástico ou que retoma momentos históricos, e não vou indicar aqui os livros que já falei então vou indicar outros pra vocês:

- O Físico de Noah Gordon; um livro que explicita as emoções, proporciona uma transformação dentro da gente assim como nossa percepção do mundo e das pessoas.
- As Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley, (São quatro volumes: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore); uma narrativa que envolve a saga lendária do Rei Artur, e mostra as culturas cristã e pagãs suas desesperadas guerras pela sobrevivência contra a invasão saxônica até as tragédias que acompanham Artur até a sua morte e o fim da influência mítica por ele representada. na época da formação da Bretanha, Uma história cheia de magia e misticismo.

- O egípcio de Mika Waltari; história de um médico também, o egípcio Sinhue, suas viagens pelo mundo antigo e todo o período histórico que tumultuou o Egito na época do faraó Akhnathon.
- O Alquimista, do Paulo Coelho; apesar do preconceito que rola em alguns meios que trabalham com a literatura, (o meu por exemplo), os livros dele sempre me fizeram pensar e reavaliar minha maneira de ver o mundo. Quando uma pessoa realmente deseja algo, o universo inteiro conspira para que seu sonho se realize. Santiago, o protagonista deste livro, já faz parte de uma seleta galeria de personagens ilustres e nos conduz, através de sua história, a viver uma excepcional aventura.
-  O nome da Rosa de Umberto Eco; Ficção de estréia de Umberto Eco, "O Nome da Rosa" é um romance cuja trama se desenrola em um mosteiro italiano na última semana de novembro de 1327. Ali, em meio a intensos debates religiosos, o frade franciscano inglês Guilherme de Baskerville e seu jovem auxiliar, Adso, envolvem-se na investigação das insólitas mortes de sete monges, em sete dias e sete noites. Os crimes se irradiam a partir da biblioteca do mosteiro: "o nome da rosa" era uma expressão usada na Idade Média para denotar o infinito poder das palavras.

- E por último (senão não paro mais de escrever), como sou apaixonada pelos policiais de Agatha Christie vou indicar o último que li dela: E no final a Morte, narra uma trama de mortes numa família depois do retorno do patriarca da família trazendo consigo uma concubina. Agatha Christie une um sólido conhecimento do Egito Antigo à capacidade mágica de criar enredos de grande suspense, levando sua maestria para um cenário inusitado.

9 - Que livro estás a ler neste momento?
- O livro do riso e do esquecimento de milan Kundera e estou amando, acho que vou indicá-lo no O que elas estão lendo!
- A metamorfose, de Franz Kafka; que estou bem no comecinho...
- e Lewis Carrol: Alice no país das maravilhas, um clássicoque não leio desde criança!

0 comentários:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe seu comentário aqui.

Evite acidentes, faça tudo de propósito!


É ao mesmo tempo fascinante e amoral. Celebra a vida!


Essa que vos fala

Minha foto
Existe aqui uma mulher Uma bruxa, uma princesa Uma diva, que beleza! Escolha o que quiser Mas ande logo Vá depressa Nem se atreva A pensar muito O meu universo Ainda despreza Quem não sabe O que quer...

Atalho do Facebook


Sejam bem vindos!!!

"Já aviso, aqui a casa é ventilada, o coração é quente e as vontades têm a temperatura exata para os sonhos".
Vanessa Leonardi

Um lema

"Não me pergunte quem sou e não me peça para permanecer o mesmo".

Michel Foucault


Porque?

Pra pensar, pra desabafar, pra gritar pro mundo...
Pra compartilhar, pra chorar e pra rir de tudo!!!

tá procurando o quê?


"Apenas viver não é o suficiente, disse a borboleta, É preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor!"

Total de visualizações de página

Postagens populares

Seguidores


Tecnologia do Blogger.


Blog Day 2010

Páginas

Labels