Chamada de “Super Lua”, o fenômeno acontece quando a lua está cheia e mais próxima da Terra do que o normal, dentro da sua órbita. A Lua descreve em volta da Terra uma órbita elíptica - como um círculo achatado -, e assim a distância entre os astros varia. Perigeu é o ponto mais próximo da Terra. Apogeu é o mais distante. Neste ponto vai aparecer mais exuberante à noite quando atingir o ponto máximo de um ciclo, conhecido como Perigeu Lunar, fato que alimenta teorias apocalípticas na internet, porém apesar de alguma interferência que as fases da lua possam causar no fenômenos naturais na Terra, astromonos previram que a maré baixa será um pouco mais baixa, e a alta um pouco mais alta. Só isso!
Será amanhã, sábado, dia 19 de março.A Lua iluminará o céu a apenas 356.574 quilômetros daqui, 6.530 quilômetros mais perto do que o habitual, fenômeno este que não acontece há 18 anos!
É hora de montar meu telescópio e me presentear com uma visão que há tempos esqueci-me de reparar!
Mã, obrigada pelo presente mais inusitado que já ganhei na vida! Note que do telescópio o vislumbre é muito maior, mais real e emocionante!!!
Namastê!
0 comentários:
Postar um comentário
Bem vindo! Deixe seu comentário aqui.