É impressionante a capacidade de algumas pessoas de nunca, nem em um momento sequer, tomarem para com os outros uma atitude, ato ou mesmo uma palavra de gentileza. Fico inconformada. Será que não percebem o quão rude tratam os demais, principalmente os que são mais próximos. Dado que esse tipo de atitude costuma ser corriqueiro ou "normal" para quem o faz, tratar mal as pessoas... Em muitas ocasiões, a vida já cumpre seu papel de ser rude com os seres, não precisamos que isso venha também de quem está próximo de nós, nos deixando com um sabor amargo na alma e de quem muitas vezes se sente na obrigação de ser tratado bem, esquecendo-se que esse é um dever recíproco. Sempre testemunhamos episódios assim, mas nem sempre nos damos conta do poder do hábito dessa virtude que parece andar tão "fora de moda" ultimamente e que tem por conceito a cortesia, amabilidade e bom tratamento, que está diretamente ligada à inteligência bem como denota elevação moral. E eles podem se dar de variadas formas, ajundando alguém, elogiando, sorrindo, ouvindo um desabafo, agradecendo ou simplesmente reconhecendo a generosidade no próximo. São pequenos gestos fraternais que podem elevar o humor, estabelece o respeito e cria um vínculo de harmonia.
Tudo isso me levou a pensar em um sentimento que alimena o amor: o respeito, que assim como a gentileza faz parte da família do amor. Então, como cultivar um sem os outros? Qualquer sentimento que falte nas relações, faz com que os outros diminuam ao ponto eximir o que há entre as pessoas. E isso é o que de mais triste o ser humano pode cultivar.
Li em um artigo sobre doutrinas que "quando a pessoa adquire o hábito da gentileza, esse proceder se torna uma segunda natureza. Ela assim age porque se sente bem. Não o faz para se sentir virtuosa ou para que os outros a admirem, até porque a virtude desconhece a si mesma". O dia-a-dia já é tão difícil. Temos que lidar com sentimentos ruins de inveja, egoísmo, a toda hora que nos deixam com sabor amrgoque se não começarmos a plantar no mundo a semente do amor, do respeito e da gentileza por nossas próprias atitudes e pelo próximo, estaremos fadados a continuar num mundo mesquinho. E não é isso o que você quer!
GENTILEZA GERA GENTILEZA AMORRR
MEUS FILHOS NOSSA CABECA NOSSO MESTRE O
MUMDO E UMA ESCOLA ENSINA O LADO POSITIVO E O
NEGATIVO NOSSO BOM PENCAMENTO NOSSO PARAISO
BOA PALAVRA A PORTA DO PARAISO...
Por: Profeta Gentileza
O sol e o vento
Gentileza e a amizade são sempre mais fortes que fúria e força
O Sol e o Vento discutiam sobre qual dos dois era mais forte. O Vento disse:
– Provarei que sou o mais forte. Vê aquele velho que vem lá embaixo com um capote? Aposto como posso fazer com que ele tire o capote mais depressa do que você.
O Sol, então, recolheu-se atrás de uma nuvem e o Vento soprou até quase se tornar um furacão, mas, quanto mais ele soprava, mais o velho segurava o capote junto a si. Finalmente o Vento acalmou-se e desistiu de soprar. O Sol saiu de trás da nuvem e sorriu bondosamente para o velho. Imediatamente ele esfregou o rosto e tirou o capote. O Sol disse, então, ao vento:
– A gentileza e a amizade são sempre mais fortes que a fúria e a força.
Obrigada! Boa tarde! E até mais!