Clara luz da noite

Pensamento aos pedaços


O Sabbat Beltane marca a união do Deus com a Deusa, representando a fertilidade dos animais e as colheitas do próximo ano. É o simbolismo da união do princípio feminino com o masculino da criação, a união dos meios de todos os poderes que trazem vida a todas as coisas. Em Beltane comemoramos a fertilidade, o amor que dá forças a tudo e o retorno do sol com toda a sua intensidade.

Beltane celebra também o retorno do sol (ou Deus Sol), e é um dos poucos festivais pagãos que sobreviveu da época pré-cristã até hoje e, em sua maior parte, na forma original e é baseado na Floralia, um antigo festival romano dedicado a Flora, a deusa sagrada das flores.

A palavra Beltane vem do nome do Deus céltico “Bel”, que era o senhor da vida, da morte e do mundo dos espíritos. “Tinne” é uma palavra céltica que significa fogo. Assim, Beltane quer dizer “Fogo de Bel”.
Em Beltane o Grande Rito é realizado e possui um significado muito mais especial nesse Sabbat, pois representa o Casamento Sagrado, a União Sexual da Deusa e do Deus que sustentará a Terra, dando uma colheita farta e abundante para todos. O Grande Rito é realizado simbolicamente, quando o athame (símbolo fálico) é mergulhado no cálice (símbolo do útero da Deusa). Quem se lembra de As Brumas de Avalon, se não me engano já no primeiro livro: A senhora da magia, acontece o rito de Beltane do casamento sagrado. No dia de Beltane o sol está astrologicamente no signo de Tauros, o Touro, que marca a "morte" do Inverno, o "nascimento" da Primavera e o começo da estação do plantio. Beltane inicia-se, acendendo-se, segundo a tradição, as fogueiras de Beltane ao nascer da lua na véspera para iluminar o caminho para o Verão.

A fertilidade sexual é invocada e celebrada como o meio pelo qual todos vêem para a terra. Beltane é o dia da alegria, da felicidade e do riso. É a festa mais alegre dentre todas, pois celebra a vida em todas as suas manifestações.





Indicados para o dia:

Incensos: olíbano, lilás e rosa.
Cores das velas: verde escuro e vermelho.
Pedras preciosas sagradas: esmeralda, cornalina laranja, safira, quartzo rosa, malaquita, quartzo rosa, turmalina, quartzo verde, amazonita e aventurina.
Ervas ritualísticas tradicionais: amêndoa, angélica, freixo, campainha, cinco-folhas, margarida, olíbano, espinheiro, hera, lilás, malmequer, barba-de-bode, prímula, rosas, raiz satyrion, aspérula e primaveras amarelas.

Comidas
·     Bolo de cereais; Saladas; Tortas; Bolos; Vinhos; Sucos.



·         

0 comentários:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe seu comentário aqui.

Evite acidentes, faça tudo de propósito!


É ao mesmo tempo fascinante e amoral. Celebra a vida!


Essa que vos fala

Minha foto
Existe aqui uma mulher Uma bruxa, uma princesa Uma diva, que beleza! Escolha o que quiser Mas ande logo Vá depressa Nem se atreva A pensar muito O meu universo Ainda despreza Quem não sabe O que quer...

Atalho do Facebook


Sejam bem vindos!!!

"Já aviso, aqui a casa é ventilada, o coração é quente e as vontades têm a temperatura exata para os sonhos".
Vanessa Leonardi

Um lema

"Não me pergunte quem sou e não me peça para permanecer o mesmo".

Michel Foucault


Porque?

Pra pensar, pra desabafar, pra gritar pro mundo...
Pra compartilhar, pra chorar e pra rir de tudo!!!

tá procurando o quê?


"Apenas viver não é o suficiente, disse a borboleta, É preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor!"

Total de visualizações de página

Postagens populares

Seguidores


Tecnologia do Blogger.


Blog Day 2010

Páginas

Labels