Clara luz da noite

Pensamento aos pedaços

http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/perigeu-e-apogeu-lunar.html


A nossa lua é quatro vezes menor do que a Terra. Não tem atmosfera e apresenta água em pequena quantidade no estado sólido. . Devido a ausência de atmosfera, e afetada por fortes colisões de meteoros responsável pelo seu aspecto que conhecemos com suas crateras.

A lua também é o principal responsável pelos efeitos de marés que ocorrem no planeta. Por causa desses efeitos a lua se afasta da Terra em média 3 cm a cada ano.
Apesar de sua origem ainda ser uma indagação, uma das hipóteses é que ela teria surgido a partir do choque de um corpo celeste com a Terra ainda em seu período de formação, mas isto é assunto para os próximos artigos.

A trajetória da lua em torno da Terra não é circular, é elíptica e ocorre a cada 28 dias. Assim, em alguns momentos a lua está mais próxima e em outros está mais distante. Os termos que retratam esse fenômeno são o Apogeu que acontece, segundo previsões, dia 06, hoje por volta das 21h36 e o Perigeu, como já falei aqui.


Note que a lua não muda de tamanho, apenas está mais próxima (sensação de que está maior) ou mais distante  da Terra (sensação de que está menor). Outro fato que deve-se levar em conta e não confundir com a sensação que temos quando a lua esta próxima ao horizonte e ela esta maior. Este fenômeno na verdade é uma ilusão de ótica, também quando está próximo ao horizonte temos a impressão de que está maior, quanto atinge o Zênite (linha imaginária que parte do observador e sempre aponta para o ponto mais elevado) a ausência de pontos de referência nos dá a impressão que a Lua diminuiu, mas na verdade ela esta do mesmo tamanho.

Bom, no meio disso tudo achei um site muito legal, o Astrnews, com tudo sobre o céu!!! 

Não se esqueça, vá ver o céu hoje à noite!!!



0 comentários:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe seu comentário aqui.

Evite acidentes, faça tudo de propósito!


É ao mesmo tempo fascinante e amoral. Celebra a vida!


Essa que vos fala

Minha foto
Existe aqui uma mulher Uma bruxa, uma princesa Uma diva, que beleza! Escolha o que quiser Mas ande logo Vá depressa Nem se atreva A pensar muito O meu universo Ainda despreza Quem não sabe O que quer...

Atalho do Facebook


Sejam bem vindos!!!

"Já aviso, aqui a casa é ventilada, o coração é quente e as vontades têm a temperatura exata para os sonhos".
Vanessa Leonardi

Um lema

"Não me pergunte quem sou e não me peça para permanecer o mesmo".

Michel Foucault


Porque?

Pra pensar, pra desabafar, pra gritar pro mundo...
Pra compartilhar, pra chorar e pra rir de tudo!!!

tá procurando o quê?


"Apenas viver não é o suficiente, disse a borboleta, É preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor!"

Total de visualizações de página

Postagens populares

Seguidores


Tecnologia do Blogger.


Blog Day 2010

Páginas

Labels