Clara luz da noite

Pensamento aos pedaços

Hoje é dia de comemoração, Dia Internacional da Mulher, mas será que temos apenas motivos de festas?

Conversando essa manhã com uma amiga ela solta a seguinte frase: _Acho ridículo esse lance de dia internacional da mulher! Momentaneamente me indignei tentando entender como uma mulher linda, inteligente, independente e bem sucedida podia pensar assim e argumentei que gozamos de benefícios pelos quais mulheres lutaram e morreram para conquistar. Ela ainda disse que era um blá blá blá, mais um motivo pra vendas de flores e por fim disse que outras fizeram, que nós estagnamos e porque não existe dia dos homens. Ainda falei que o dia foi criado como homenagem às operárias novaiorquinas que morreram queimadas na fábrica em onde trabalhavam, falei que para mim serve para lembrar onde já chegamos, o que conquistamos, mas também para não esquecer que há muito a ser feito ainda.
A Jornalista Ana Paula Padrão, publicou fotos de mulheres ao redor do mundo de sua autoria no Tempo de Mulher. Lá ela diz que o dia da mulher é importante sim, justamente por sermos diferentes dos homens e precisarmos de condições diferentes para nos realizarmos e pelas muitas mulheres que ainda são vítimas de misérias e outros eventos tristes pelos quais não se luta sozinho! 


Por isso Viva as Mulheres!!! 



                                                         Devolve moço - Ana Cañas

De onde surgiu?

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade estadunidense de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, como redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com muita violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que se manifestaram por condições melhores em 1857. Somente em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.

 “Quem diz que a mulher não tem mais pelo que lutar nunca foi à África. Não conhece a Ásia. Nunca passou na porta de uma delegacia da mulher no Brasil.  Não sabe quem é Maria da Penha. Provavelmente está confortavelmente acomodada a uma carreira bem sucedida. Tem o salário satisfatório. E o respeito dos colegas de trabalho. Ou seja, uma raridade."   


(Ana Paulo Padrão)

0 comentários:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe seu comentário aqui.

Evite acidentes, faça tudo de propósito!


É ao mesmo tempo fascinante e amoral. Celebra a vida!


Essa que vos fala

Minha foto
Existe aqui uma mulher Uma bruxa, uma princesa Uma diva, que beleza! Escolha o que quiser Mas ande logo Vá depressa Nem se atreva A pensar muito O meu universo Ainda despreza Quem não sabe O que quer...

Atalho do Facebook


Sejam bem vindos!!!

"Já aviso, aqui a casa é ventilada, o coração é quente e as vontades têm a temperatura exata para os sonhos".
Vanessa Leonardi

Um lema

"Não me pergunte quem sou e não me peça para permanecer o mesmo".

Michel Foucault


Porque?

Pra pensar, pra desabafar, pra gritar pro mundo...
Pra compartilhar, pra chorar e pra rir de tudo!!!

tá procurando o quê?


"Apenas viver não é o suficiente, disse a borboleta, É preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor!"

Total de visualizações de página

Postagens populares

Seguidores


Tecnologia do Blogger.


Blog Day 2010

Páginas

Labels