Clara luz da noite

Pensamento aos pedaços


Tentando encontrar mais uma forma de motivação para praticar exercícios físicos, optei por pesquisar as artes marciais. Com esse intuito, li alguma coisa, descartei algumas outras, mas acabei encontrando uma reportagem interessante sobre o aikidô e sua filosofia. Estou tão empenhada na missão que essa semana fiz aula experimental de boxe chinês!!! Ainda estou dolorida!!! Mas a aula é uma delícia, boa para exorcizar todos os demônios, aliviar todo o estresse, suar muito e claro! com isso perder muitas calorias!!!


Por enquanto continuo com a busca, e deixo aqui as técnicas de Ki, são dez lições para controlar as emoções e dar o melhor de si!
Baseado no ki, a energia interna que nos move, o aikidô mostra os recursos para sair da adversidade.
Técnicas de Ki
1. Treinar para receber. Aceite as coisas como e quando elas acontecem e não questione o porquê.
2. Treinar para cair. Não há caminho sem tropeço. Todo mundo cai, você também vai cair. Para não se machucar, preserve a cabeça. Olhe para o seu umbigo, de onde veio, e mantenha-se fiel à sua origem.
3. Não há situação absoluta O que considera o máximo não é o máximo. Ao impor sua forma de ver, exclui possibilidades e respostas mais criativas.

4. Não há situação definitiva Tudo acaba ou se transforma, como o ciclo: nascer, crescer e morrer.

5. Para cada problema, há quatro saídas O corpo faz, no mínimo, movimentos para a direita, a esquerda, para cima e para baixo. Num impasse, também há quatro alternativas: o tempo para começar a reagir, o ponto de partida, a intensidade da ação ou o reconhecimento de que não há nada a fazer. A escolha de uma delas abre novas possibilidades.
6. Convide o outro a se mover. É o princípio da gentileza. Comece com "por favor," sem se impor. Se optar pela autoridade, terá vassalos, não parceiros.
7. A circunstância define a técnica. O que serve numa circunstância não vale para outra. Olhe à sua volta e adapte-se. O fato define a forma de reagir.
8. O movimento é feito a partir de você. Não transfira as responsabilidades. Inicie o movimento e inspire o outro. Mude para ele fazer o mesmo.
9. O ponto de atrito é o menor ponto do contato. A divergência não é vital. Trate dos pontos que unem você e o outro e não dos que os separam. Se ficar presa ao que vai mal, permanecerá na briga.
10. Não existe vitória. Você apenas realizou o seu projeto do momento. Para ganhar, alguém tem de perder, e não será bom se relacionar com o derrotado.

Veja entrevista de Olga Curado para a revista Cláudia na íntegra. (04/2011) 

0 comentários:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe seu comentário aqui.

Evite acidentes, faça tudo de propósito!


É ao mesmo tempo fascinante e amoral. Celebra a vida!


Essa que vos fala

Minha foto
Existe aqui uma mulher Uma bruxa, uma princesa Uma diva, que beleza! Escolha o que quiser Mas ande logo Vá depressa Nem se atreva A pensar muito O meu universo Ainda despreza Quem não sabe O que quer...

Atalho do Facebook


Sejam bem vindos!!!

"Já aviso, aqui a casa é ventilada, o coração é quente e as vontades têm a temperatura exata para os sonhos".
Vanessa Leonardi

Um lema

"Não me pergunte quem sou e não me peça para permanecer o mesmo".

Michel Foucault


Porque?

Pra pensar, pra desabafar, pra gritar pro mundo...
Pra compartilhar, pra chorar e pra rir de tudo!!!

tá procurando o quê?


"Apenas viver não é o suficiente, disse a borboleta, É preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor!"

Total de visualizações de página

Postagens populares

Seguidores


Tecnologia do Blogger.


Blog Day 2010

Páginas

Labels