Clara luz da noite

Pensamento aos pedaços


Filha de Cronos e Réia, Héstia (ou Vesta, na mitologia romana) é uma das deusas gregas mais misteriosas de se compreender. Ela possui pouquíssimas representações e histórias, mas a sua importância sempre foi enorme.

Héstia é a deusa do fogo da lareira e uma das três deusas que Afrodite é incapaz de dominar. Se recusa aos desejos dos deuses e pede a Zeus que seja virgem para sempre, recebendo a honra de ser cultuada em todos os lares, cercada de muito respeito. Ela protege as famílias, as moradias e também a cidades, trazendo estabilidade e segurança. Sua chama sagrada e perpétua brilha e é mantida nos lares, nos templos e no centro político de cada cidade. O fogo de Héstia precisa ser obtido diretamente do sol.
Héstia simboliza a permanência e a continuidade da família e da civilização. 

É o calor que chega com a pessoa e demora um certo tempo para se firmar, é a alma da casa, o que a aquece. O aconchego do ambiente, o aconchego do que é imaterial. Embora não apareça com frequência nas histórias mitológicas, era admirada por todos os deuses. Tornou-se a deusa do lar, a personificação da moradia estável, onde as pessoas se reuniam para orar e oferecer sacrifícios aos deuses. Era adorada como protetora das cidades, das famílias e das colônias, e representava a perenidade das civilizações.



Para saber de qual deusa são suas características clique aqui!


A mulher Héstia

As mulheres do tipo Héstia buscam a espiritualidade e possuem uma natureza mais intimista, sensível e não racional. São livres porque não se prendem aos valores mundanos e através do seu recolhimento se preservam das impurezas e atingem a interioridade das coisas.

No amor, o tipo Héstia sofre quando ocorre uma separação, mas consegue ficar um tempo consigo mesma. Ela utiliza a solidão e o isolamento do ninho vazio para renascer, como as viúvas que vencem a tristeza e sobrevivem ao baque da perda. Nem sempre surge uma mulher do tipo Atena ou Ártemis numa separação, mas com certeza uma Héstia está ao alcance de todas. Héstia é a profundidade interior que sustenta a mulher e dá uma liberdade que ela nunca teve. A sabedoria das avós também tem muito de Héstia.

As carreiras de Héstia geralmente são de natureza terapêutica ou espiritual, dada a sua capacidade de manipular elementos sagrados e mágicos visando à cura e à paz interior.

Parece difícil dar conselhos às mulheres do tipo Héstia, dada a profundidade e a sabedoria com que enxergam a vida. Talvez a necessidade de uma maior vida social e de maior diversão, ainda que seja justamente na sua postura recatada que resida grande parte da sua força!


0 comentários:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe seu comentário aqui.

Evite acidentes, faça tudo de propósito!


É ao mesmo tempo fascinante e amoral. Celebra a vida!


Essa que vos fala

Minha foto
Existe aqui uma mulher Uma bruxa, uma princesa Uma diva, que beleza! Escolha o que quiser Mas ande logo Vá depressa Nem se atreva A pensar muito O meu universo Ainda despreza Quem não sabe O que quer...

Atalho do Facebook


Sejam bem vindos!!!

"Já aviso, aqui a casa é ventilada, o coração é quente e as vontades têm a temperatura exata para os sonhos".
Vanessa Leonardi

Um lema

"Não me pergunte quem sou e não me peça para permanecer o mesmo".

Michel Foucault


Porque?

Pra pensar, pra desabafar, pra gritar pro mundo...
Pra compartilhar, pra chorar e pra rir de tudo!!!

tá procurando o quê?


"Apenas viver não é o suficiente, disse a borboleta, É preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor!"

Total de visualizações de página

Postagens populares

Seguidores


Tecnologia do Blogger.


Blog Day 2010

Páginas

Labels