Quem não gosta de receber gentilezas ou elogios?
Segundo estudos, as pessoas mais gentis são também mais felizes. Os que praticaram ações variadas, como se oferecer para ajudar a lavar a louça, fazer elogios ou segurar a porta aberta para um estranho passar, registraram níveis mais altos e prolongados de felicidade, em comparação com quem repetiu sempre a mesma atitude com diferentes pessoas. Gentileza e boa vontade estão relacionadas à felicidade e as pessoas que tentam ser mais gentis no dia a dia tendem a experimentar mais emoções positivas e se tornaram mais alegres, segundo pesquisadores. O mecanismo que explica essa relação foi mais esclarecido por um estudo da Universidade Hebraica, em Israel, de 2005. A gentileza está ligada ao gene que libera a dopamina, neurotransmissor que proporciona bem-estar.” Isto É - Edição 2082 - Por que ser gentil vale a pena
Quem não gosta de receber gentilezas e elogios? Mas quão gentilmente você tem tratado os seus semelhantes no dia a dia? Na correria da vida moderna, principalmente nos grandes centros urbanos, não costuma haver espaço para gentilezas, para olhar nos olhos do outro e cumprimentar dizendo seu nome. Quem de nós se preocupa em saber o nome do porteiro do seu prédio ou do motorista do seu ônibus que você pega todas as manhãs?
Essas atitudes fazem mal não somente à sociedade e as pessoas com quem convivemos, mas principalmente a nós mesmos. Sem o dar e receber de gentilezas no dia a dia tornamo-nos pessoas frias, insensíveis e individualistas e, ao mesmo tempo, extremamente carentes. Nos isolamos em nosso mundo individual, em nossas próprias dores. Assim nossas dores vão tomando vulto cada vez maior até se voltarem contra nós através de depressões, ansiedades e demais problemas que assolam a humanidade moderna.
Tente introduzir a gentileza e o afeto em sua vida, pouco a pouco, deixe-o tomar conta de você e verá como as pessoas à sua volta vão reagir de forma extremamente positiva. Isso só fará bem a você.
Pensei nisso tudo pois ouvi esses dias alguém repetir uma frase do Profeta Gentileza, que poderia ser até uma campanha:
Sábias palavras desse que foi um homem de paz a quem conheci por razão do meus trabalho, aliás uma das áreas que gostava bastante de trabalhar: as aulas de artes. E cujo maior legado foram as palavras deixadas por ele no único livro urbano do mundo! A partir de 1980, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju no Rio de Janeiro, numa extensão de aproximadamente 1,5km. Ele encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização. Durante a Eco - 92o Profeta Gentileza colocava-se estrategicamente no lugar por onde passavam os representantes dos povos e incitava-os a viverem a Gentileza e a aplicarem Gentileza em toda a Terra.
Profeta Gentileza (Jose Datrino, 11/04/1917-29/05/1996) Com um biografia interessante, uma vida movimentada, o chamado divino, as obras que deixou, após sua morte os quais que estavam depredados, foram pintados e apagados, mas graças a um professor sua obra foi restaurada! Vale a pena saber mais. Sem contar que era pura simpatia |
E salve Simpatia!
0 comentários:
Postar um comentário
Bem vindo! Deixe seu comentário aqui.