Clara luz da noite

Pensamento aos pedaços


Hoje é o dia Internacional contra a Homofobia. A data que foi criada em 1990 se deu pela assembléia geral da OMS que aprovou a retirada do código 302.0 (homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, que entrou em vigor em 1993, declarando que a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão.

Mas nem por isso os problemas acabaram. Apesar da medida ser crucial na luta pelo direito da diversidade sexual, convivemos até hoje com a homofobia descarada, mesmo sendo considerada pela Anistia Internacional, desde 1991, a discriminação de homossexuais uma violação dos direitos humanos.

No Brasil, a Constituição Federal de 1988, define como "objetivo fundamental da República" (art. 3°, IV) o de "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, ou quaisquer outras formas de discriminação. A expressão "quaisquer outras formas" refere-se a todas as formas de discriminação não mencionadas explicitamente no artigo, tais como a orientação sexual.
Além de um Projeto de Lei da Câmara (PLC) que propõe a criminalização dos preconceitos motivados pela orientação sexual e pela identidade de gênero.

No estado de São Paulo, a lei estadual 10.948/2001 estabelece multa e outras penas para a discriminação contra homossexuais, bissexuais e trangêneros (LGBT). São punívies pessoas, organizações e empresas, privadas ou públicas (art. 3°). A lei proíbe, em razão da orientação sexual (art. 2°): violências, constrangimentos e intimidações, sejam morais, éticas, filosóficas ou psicológicas, entre outras. As penalidades são: advertência; multa de 1000 a 3000 Ufesp (unidade fiscal), ou até 10 vezes mais para grandes estabelecimentos; suspensão ou cassação da licença estadual de funcionamento; além de punições administrativas (art. 7°) para as discriminações praticadas por servidores públicos estaduais no exercício de suas funções.

Mais uma grande conquista é a legitimação do casamento entre pessoas do mesmo sexo e a recentíssima aprovação pelo CNJ - Conselho Nacional de Justiça, da resolução obrigando todos os cartórios do país a celebrar casamentos gays.

Por isso e por muito mais luta que está por vir que hoje no Dia Internacional de Combate a Homofobia pare e pense... o preconceito não é só um problema dos LGBT, você pode ver aqui, as desgraças que atitudes estúpidas provocam em toda a sociedade. Pare e pense que são todos pessoas como você. Pare e pense que ter um amigo, conversar, atender, ou respeitar o homossexual não vai afetar a sua masculinidade, mas sim dar mostras do seu caráter!


0 comentários:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe seu comentário aqui.

Evite acidentes, faça tudo de propósito!


É ao mesmo tempo fascinante e amoral. Celebra a vida!


Essa que vos fala

Minha foto
Existe aqui uma mulher Uma bruxa, uma princesa Uma diva, que beleza! Escolha o que quiser Mas ande logo Vá depressa Nem se atreva A pensar muito O meu universo Ainda despreza Quem não sabe O que quer...

Atalho do Facebook


Sejam bem vindos!!!

"Já aviso, aqui a casa é ventilada, o coração é quente e as vontades têm a temperatura exata para os sonhos".
Vanessa Leonardi

Um lema

"Não me pergunte quem sou e não me peça para permanecer o mesmo".

Michel Foucault


Porque?

Pra pensar, pra desabafar, pra gritar pro mundo...
Pra compartilhar, pra chorar e pra rir de tudo!!!

tá procurando o quê?


"Apenas viver não é o suficiente, disse a borboleta, É preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor!"

Total de visualizações de página

Postagens populares

Seguidores


Tecnologia do Blogger.


Blog Day 2010

Páginas

Labels