Para a maioria das pessoas dizer que está na rotina é motivo de preocupação ou até mesmo de desdém. Quando falamos que um relacionamento ou as atividades do dia-a-dia estão como sempre o outro chega a se frustrar por não ouvir novidades!!!! Acontece que rotina é muitas vezes confundida com monotonia!! Mas veja bem, são coisas distintas!! A rotina é a prática constante, o habito de fazer coisas do mesmo modo, no mesmo horário, a índole conservadora, o que não necessariamente significa ser oposta ao progresso. Já a monotonia é a falta de variedade e aí sim a vida perde a cor e a graça.
Mas o comportamento de rotina faz muito bem ao nosso organismo, na verdade necessitamos dela pra que funcionemos adequadamente evitando estresse e ansiedade. Isso acontece pois quando não temos uma rotina, o corpo não consegue organizar as funções metabólicas, por isso se deve começar desde pequeno a adquirir alguns hábitos já que a repetição costuma ser um meio eficaz de aprendizado, regula os hormônios e a repetição de comportamentos ou atividades leva ao aprendizado das mesmas, em um grau de expertise. O lado positivo de fazer a mesma coisa sempre é que você se desenvolve nela.
A acomodação é o lado negativo da rotina, ficar estagnado numa situação e não conseguir ir além não pode predominar na nossa busca, desenvolvimento o o que quer que você queira da vida, mas ter horários fixos para acordar, dormir, trabalhar, se alimentar e fazer exercício evita situações de ansiedade e desorientação. E é facilmente perceptível!!! (nada como ser uma insone, criar uma rotina para dormir mais e melhor, e conspirar contra si mesma!!! rsss...). Com uma rotina você fica menos sujeito aos imprevistos do dia a dia, o que diminui o estresse.
Mas claro que precisamos reservar um tempo pra fujir da rotina também né!!! Pra descansar, aliviar as tensões e neuroses da vida corrida, espairecer e festejar as amizades, a companhia, deixar a mente livre de preocupações pra que novas idéias possam surgir!!! Por isso caia! mas fuja da rotina também!!!
0 comentários:
Postar um comentário
Bem vindo! Deixe seu comentário aqui.