Clara luz da noite

Pensamento aos pedaços


Responsável por gerenciar a informação e ajudar o usuário a encontrar o que procura, o bibliotecário é uma espécie de Google de carne e osso. Com a importância que ganham as tecnologias e a informática no trabalho desse profissional, torna-se cada vez mais importante estar atualizado.

Num bate-papo com o bibliotecário Cristiano Sardá, publicado no Diário Catarinense, ele faz um apanhado e indicações da área profissional.

Opções de atuação 

O campo de trabalho do bibliotecário é amplo e inclui, além de bibliotecas, arquivos do governo e de empresas privadas em geral, museus, centros de memória, editoras, veículos de comunicação, portais da internet, cartórios, entre vários outros. 

O que é mais gratificante 

Para Cristiano Sardá, quando você acompanha durante todo o ano um aluno que está procurando passar no vestibular, por exemplo, o auxiliando nesse processo, e no fim do ano ele procura a biblioteca para te agradecer, isso é muito gratificante. 

O que é mais difícil 

Se manter atualizado e não cair na zona de conforto são alguns dos principais desafios. A profissão exige bastante dinamismo, principalmente no que diz respeito aos avanços tecnológicos, como os novos softwares para catalogação de livros. A informatização das bibliotecas já foi um grande impacto na área. 

Do que precisa gostar 

Cristiano Sardá acredita que, essencialmente, é preciso gostar de lidar com informação. Também é importante ser organizado e gostar de leitura. 

Disciplinas e tempo de duração 

Os cursos de Biblioteconomia têm duração de oito semestres letivos. Alguns tem a habilitação em gestão da informação, as disciplinas são divididas em seis áreas, e cursadas em diferentes fases do curso: Fundamentação geral, com disciplinas como Introdução à Biblioteconomia e Ciência da Informação, História do Livro e das Bibliotecas. Lógica aplicada à documentação; Organização e recuperação da informação, área com disciplinas mais técnicas, como Indexação e resumos e Representação descritiva; Recursos e serviços de informação, voltada para o atendimento do usuário. Algumas disciplinas são Fontes de informação, Serviço de referência e informação e Ação cultural. 

Outra área é Gestão da informação, que envolve matérias de administração como Análise organizacional, Administração de Unidades de Informação, Gestão de Bibliotecas Digitais; Tecnologias da informação é um outro grupo de disciplinas, entre as quais Planejamento e Geração de Bases de Dados e Gerenciamento Eletrônico de Documentos. 

Mercado de trabalho 

Para Marcia Silveira Kroeff, chefe do departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o mercado para o profissional formado em Biblioteconomia é muito bom, mas as pessoas não se dão conta das possibilidades. O amplo campo de atuação aumenta as oportunidades de emprego. Existem muitos concursos públicos para a área, a nível municipal, estadual e federal. Além de universidades, institutos como IBGE e IBAMA também possuem bibliotecários. 
Com a Lei Federal 12.244, aprovada em maio de 2010, fi­cou estabelecido que até maio de 2020 todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil deverão possuir biblioteca. Tratase, sem dúvida, de um grande avanço, pois permitirá que crianças, jovens e adultos tenham uma ampliação de acesso ao universo da leitura. No entanto, a lei também traz um grande desa­fio, uma vez que não basta disponibilizar os livros ao público interessado. Para que as bibliotecas possam continuar executando seus serviços por um longo período, é necessário que sejam bem administradas. E é fundamental que contem com o apoio do setor público para isso.


Salário inicial 

A Constituição Federal estabelece - no art. 7º, inciso V - que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, dentre outros direitos, "piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho".
No Estado de São Paulo 
 o profissional BIBLIOTECÁRIO de empresa privada ou de órgão público sempre terá o devido respaldo do seu sindicato nos casos de pagamento de remuneração em valores abaixo do PISO da categoria, que atualmente está fixado em R$ 2.220,00 (dois mil duzentos e vinte reais). Piso salarial para auxiliares de biblioteca R$ 1.520,00 (hum mil quinhentos e vinte reais) mensais à partir de 01/09/2013.

0 comentários:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe seu comentário aqui.

Evite acidentes, faça tudo de propósito!


É ao mesmo tempo fascinante e amoral. Celebra a vida!


Essa que vos fala

Minha foto
Existe aqui uma mulher Uma bruxa, uma princesa Uma diva, que beleza! Escolha o que quiser Mas ande logo Vá depressa Nem se atreva A pensar muito O meu universo Ainda despreza Quem não sabe O que quer...

Atalho do Facebook


Sejam bem vindos!!!

"Já aviso, aqui a casa é ventilada, o coração é quente e as vontades têm a temperatura exata para os sonhos".
Vanessa Leonardi

Um lema

"Não me pergunte quem sou e não me peça para permanecer o mesmo".

Michel Foucault


Porque?

Pra pensar, pra desabafar, pra gritar pro mundo...
Pra compartilhar, pra chorar e pra rir de tudo!!!

tá procurando o quê?


"Apenas viver não é o suficiente, disse a borboleta, É preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor!"

Total de visualizações de página

Postagens populares

Seguidores


Tecnologia do Blogger.


Blog Day 2010

Páginas

Labels