Clara luz da noite

Pensamento aos pedaços

Todos temos nossos segredinhos. Alguns graves, outros nem tanto. Mas a verdade é que todo ser humano guarda um segredo, uma confidência até mesmo um pensamento que não tem coragem de libertar...
Sobre o tema li um texto de Danuza Leão que reproduzo com vocês por julgar traduzível em todos os aspectos. E sobre o porque posto isso aqui? Bem, não posso dizer... é segredo!!!



Segredos - Danuza Leão 


(FOLHA DE SÃO PAULO - 04/04/10)

Virou uma mania contar tudo que nos acontece; mas as mais graves, mais sérias, essas não se conta a ninguém.

Dentro de cada coração há um segredo guardado, um segredo que jamais será contado à melhor amiga, nem ao padre nem ao psicanalista. Não que seja algo que deva ser escondido, mas é uma coisa que não poderá, jamais, ser dividida com ninguém: é uma coisa só sua. Pode se tratar de um fato que aconteceu e que seria um escândalo se alguém soubesse, uma linda história de amor ou apenas um delírio de imaginação, mas dele ninguém vai saber, nunca.
Virou uma mania contar tudo que nos acontece; mas as mais graves, mais sérias, que vêm lá do fundo, essas não se conta a ninguém. A gente pensa que certos pensamentos só acontecem com mulheres muito bonitas e homens muito interessantes, gente que já percorreu o mundo e passou por todas as experiências: ledo engano. Na vida da mais humilde lavadeira da periferia podem ter acontecido coisas que fariam inveja à mais bela e elegante mulher da cidade, que talvez por cuidar tanto de sua beleza e de sua elegância nunca perdeu tempo olhando seu próprio coração.
Quando estiver num lugar cheio de gente, comece a prestar atenção às pessoas, mas uma atenção diferente, mais cuidadosa. Vai perceber que a mais escandalosamente linda de todas, aquela cujo decote vai até o umbigo, e que a fenda da saia vai até a cintura, não está vestida dessa maneira para verdadeiramente conquistar um homem, mas sim para conquistar todos eles; e todos, nesse caso, quer dizer nenhum.
Em algum canto dessa festa vai haver uma mulher absolutamente normal, de uma idade mais pra lá do que pra cá, conversando com uma amiga; uma daquelas mulheres que se olha e sobre a qual não se pensa nada -ou se pensa, é que ela namorou, noivou, casou, teve filhos, foi fiel e que sua vida foi de um tédio atroz. Pois é aí que pode -e geralmente está- o engano.
Essas, se é que viveram mesmo uma vida sem grandes e trepidantes histórias de amor, costumam ter tido desejos intensos e inconfessáveis, e quanto mais castas tiverem sido, maior a quantidade deles. Vamos deixar bem claro que desejar não é cometer nenhuma infidelidade. Por isso, nada mais natural que isso tenha acontecido com nossas mães, tias e avós.
Talvez, na época pré-Freud, elas não conseguissem identificar com clareza o que estava acontecendo, mas se pensarem agora sobre o medo que alguns homens lhes causavam, o pânico de ficar sozinha na sala com alguns deles e a aversão intensa que outros lhes provocavam, visto sob uma ótica mais moderna e esclarecida, poderia ser medo não deles, mas do desejo delas próprias; medo de se atirar no pescoço de um cunhado ou do filho do farmacêutico, que pela idade poderia ser seu próprio filho.
Quando estiver numa daquelas reuniões de família com aquelas tias que nunca perderam uma missa em toda sua existência, ofereça um licor e puxe pela sua língua.
Ela não vai dizer tudo, claro, até porque não sabe direito, mas não vai ser difícil para você desvendar os mistérios que se escondem naquele coração. E se quiser ser bem pérfida, puxe pela vida das outras, procure -sutilmente, claro -saber dos podres da família. Ou vai dizer que na sua nunca teve nenhum?
E quando olhar para sua avó, tão distinta, com os cabelos tão brancos, com um ar tão distante, imagine as loucuras que não devem ter passado pela cabeça dela. Ou que talvez ainda estejam passando.



Quem não gosta de receber gentilezas ou elogios?


Segundo estudos, as pessoas mais gentis são também mais felizes. Os que praticaram ações variadas, como se oferecer para ajudar a lavar a louça, fazer elogios ou segurar a porta aberta para um estranho passar, registraram níveis mais altos e prolongados de felicidade, em comparação com quem repetiu sempre a mesma atitude com diferentes pessoas. Gentileza e boa vontade estão relacionadas à felicidade e as pessoas que tentam ser mais gentis no dia a dia tendem a experimentar mais emoções positivas e se tornaram mais alegres, segundo pesquisadores. O mecanismo que explica essa relação foi mais esclarecido por um estudo da Universidade Hebraica, em Israel, de 2005. A gentileza está ligada ao gene que libera a dopamina, neurotransmissor que proporciona bem-estar.” Isto É - Edição 2082 - Por que ser gentil vale a pena

Quem não gosta de receber gentilezas e elogios? Mas quão gentilmente você tem tratado os seus semelhantes no dia a dia? Na correria da vida moderna, principalmente nos grandes centros urbanos, não costuma haver espaço para gentilezas, para olhar nos olhos do outro e cumprimentar dizendo seu nome. Quem de nós se preocupa em saber o nome do porteiro do seu prédio ou do motorista do seu ônibus que você pega todas as manhãs?

Essas atitudes fazem mal não somente à sociedade e as pessoas com quem convivemos, mas principalmente a nós mesmos. Sem o dar e receber de gentilezas no dia a dia tornamo-nos pessoas frias, insensíveis e individualistas e, ao mesmo tempo, extremamente carentes. Nos isolamos em nosso mundo individual, em nossas próprias dores. Assim nossas dores vão tomando vulto cada vez maior até se voltarem contra nós através de depressões, ansiedades e demais problemas que assolam a humanidade moderna. 

Tente introduzir a gentileza e o afeto em sua vida, pouco a pouco, deixe-o tomar conta de você e verá como as pessoas à sua volta vão reagir de forma extremamente positiva. Isso só fará bem a você.


Pensei nisso tudo pois ouvi esses dias alguém repetir uma frase do Profeta Gentileza, que poderia ser até uma campanha:



Sábias palavras desse que foi um homem de paz a quem conheci por razão do meus trabalho, aliás uma das áreas que gostava bastante de trabalhar: as aulas de artes. E cujo maior legado foram as palavras deixadas por ele no único livro urbano do mundo! A partir de 1980, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju no Rio de Janeiro, numa extensão de aproximadamente 1,5km. Ele encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização. Durante a Eco - 92o Profeta Gentileza colocava-se estrategicamente no lugar por onde passavam os representantes dos povos e incitava-os a viverem a Gentileza e a aplicarem Gentileza em toda a Terra.

Profeta Gentileza (Jose Datrino, 11/04/1917-29/05/1996)

Com um biografia interessante, uma vida movimentada, o chamado divino, as obras que deixou, após sua morte os quais que estavam depredados, foram pintados e apagados, mas graças a um professor sua obra foi restaurada! Vale a pena saber mais. Sem contar que era pura simpatia




E salve Simpatia!

Primavera, onde tudo se inicia
 



Prenúncio de novos tempos, momento de transformação e libertação. Hora de romper com normas e padrões...
"Para os chineses, essa é a estação do vento, que poliniza as flores e está presente em muitos dias desse período. Os orientais se referem tanto ao vento externo, relacionado à natureza, quanto ao interno, responsável pela circulação da energia vital que corre pelo corpo. Por associação, é uma época de grande expansão e força. Mas o vento também pode nos desestabilizar e gerar desequilíbrios. Isso explica por que nesse período podem ocorrer crises de labirintite ou variação de pressão arterial, por exemplo. São igualmente comuns as enxaquecas, pois o vento está relacionado com a parte superior e mais alta do corpo. Apesar de o Sol brilhar na primavera, o vento pode trazer um frio “escondido”. Um bom (e delicioso) antídoto para combatê-lo é fazer um escalda-pés à noite. A primavera também está associada ao verde, ao elemento madeira e ao fígado. Por isso, é uma boa época para comer alimentos verdes-escuros e contemplar esses tons na natureza. Dentro do sistema chinês, a emoção ligada ao fígado é a raiva. Para extravasá-la de forma pacífica, procure meditar e fazer sessões periódicas de relaxamento".
Só aceitando o que o destino tem pra nos oferecer! 

Namastê!



Como nem tudo são flores, apesar de estarmos na época delas e exatamente por ser fim do inverno, portanto o período mais seco do ano e a baixa umidade do ar estar assombrando a todos, não são só os olhos, a respiração que ficam difíceis e cheios de problemas, pele e cabelos também sofrem... e muito os efeitos nocivos do tempo! Nos noticiários em geral não se fala em outra coisa, asim como em todos os meios de comunicação, a respiração fica prejudicada, as vias respiratórias inflamadas, pergunta-se como dormir durante o tempo seco, o que deve fazer quem trabalha com ar condicionado ou no sol, se baldes de água e toalhas molhadas ajudam? É unânime a indicação de hidratação para o corpo, os olhos, mucosas, unhas, o ambiente (quando possível), mas pouco se fala sobre o que fazer com o cabelo que está ficando como palha, e a pele ressecada e oleosa ao mesmo tempo!!! Hidratação é realmente imprenscindível, porém pesquisando sobre como resolver esse dilema descobri que se não mudarmos alguns hábitos ou se não usarmos os produtos certos não adianta nada, dá pra acreditar?!?

Os produtos ideais nessas ocasiões são os oclusivos, que formam uma camada protetora sobre a pele e que devem ser passados com a pele ligeiramente úmida, e os emolientes, mais modernos e completos.
Entre os emolientes mais eficientes, estão as ceramidas, a dimeticona, os ômegas 3 e 6, os óleos vegetais e a vitamina E.
Para os cabelos é preciso repor a oleosidade perdida com xampus e condicionadores hidratantes, além de finalizadores sem enxágue.

Veja mais mandamentos para uma pele, cabelos e unhas saudáveis e lindos!





O céu por detrás das nuvens

Lá no horizonte, a lua em sua resplandecência ameaça se mostrar,
mas envergonhada se esconde atrás das nuvens negras, densas, tenebrosas,
onde o céu é mais bonito,
onde olhos humanos não podem ver.
Um estado de maravilhamento me toma,
as luzes da lua veem detrás das nuvens e criam nuances de céu,
de figuras, de espanto, de incertezas,
de beleza, pressentimentos e sentimentos aflorados...
Agora ela está lá, linda, cheia, enorme, vermelha, magnífica, sozinha, mas não solitária.
Eu estou com ela.
Sempre estive, sempre estarei
com meu fascínio e minha devoção, 
com nossa ligação de mistério e desejos passíveis de fases, de faces, de sombras e amplitudes e a ávida busca de ser,
de transpor, de passar de elemento e virar vapor, 
vibração de sentimentos de deixar de ser, de existir para se perpetuar num mundo invisível,
imaterial, só de vibrações, de ondas de brisas e fluir...


Oh não!
Não fuja!
Não se esconda!
Não de mim,
que te aprecio com olhos de esmeralda!
07/08/2009


A animação....
Pasado o mês do "cachorro louco", o mais longo e cansativo do ano, tudo muda de figura. O ar fica mais leve, as flores começam a desabrochar, a vida fica mais bonita e tudo fica a flor da pele, a alma renovada!!!
A vida da gente é sempre conturbada, porém quando chegamos na primavera, época de transformações, as metamorfoses da vida são leves e pro bem!!!
O mês começou com uma lua cheia maravilhosa, fase perfeita para renovar os ânimos, contagiante por excelência e reveladora dos sentidos. E eu comecei essa nova fase com boas expectativas, inquieta, num estado quase eufórico como se o ciclo de nossas vidas realmente não tivessem fim, aliás não é o que dizem? que se não termina bem é porque ainda não terminou. Confuso falar em início e fim ao mesmo tempo, mas é porque na verdade tudo é cíclico, não há fins ou começos, a vida anoitece para depois despertar e só! Estou no meio de uma profusão de sentimentos e talvez não deva tentar traduzi-los em palavras, só os poetas conseguiriam fazê-lo bem. E continuo com idéias aparentemente ambíguas, mas esse é o meu normal! Cansei de ficar parada, os pensamentos veem depressa e os perco depressa também... E a fase nova inerente de movimento ressurge qual fênix exuberante em minha alma, inteira e forte para voar alto!
Culpa da lua cheia!!!

É quando começa a primavera, a mais bela estação do ano. Ocorre após o Inverno e antes do Verão.

No hemisfério Sul inicia com o Equinócio de Setembro (dia 23) e termina com o Solstício de Dezembro (dia 21). Equinócio e Solstício



O início da Primavera é marcado por dia e noite com a mesma duração, 12 horas. Entretanto, a cada dia que passa, os dias vão se tornando mais longos e as noites mais curtas, até chegarmos ao início do verão quando teremos o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

No Brasil as características climáticas diferem conforme a região, devido sua grande extensão territorial, bem como ao sul ser cortado pelo Trópico de Capricórnio e ao Norte pela Linha do Equador. O que interfere na transição entre os períodos de seca e no aumento da temperatura.

Além das flores vários outros vegetais entram em período de safra e assim podemos nos deliciar com frutas variadas encontradas com facilidade como laranja, mamão, maçã estrangeira, tangerina, banana prata, coco verde, melancia e jabuticaba... quer melhor??? Adoro!!!

“Na Primavera tem início a reprodução de muitas espécies de árvores e plantas, que se faz pelo florescimento. Fina poeira de pólen baila com a brisa em busca de óvulos para o milagre da reprodução. Como todo acasalamento, abençoado pela natureza, é celebrado com o aroma e o colorido das flores.”



Por isso é conhecida como a “Estação das flores”. Tempo de astromélias que representam a amizade eterna e a felicidade plena, azáleas sinônimo de elegância e felicidade, lírios para inocência, paz e nobreza, antúrios,orquídeas para beleza feminina, desejo, amor, pureza espiritual, sabedoria, perfeição, luxúria além de transmitir muita força, palmas, gérberas de várias faces, representam sensibilidade e sensualidade, charme e essência, nobreza e simplicidade, virtude, dedicação e quietude e , também, tempo de maria sem vergonha.

Os dias são mais brilhantes e coloridos, assim como nosso espírito. Nós também mudamos na primavera. Segundo estudos há mudanças hormonais nas pessoas assim como nas plantas e animais, ficamos mais reprodutivos. A Primavera não só é a estação das flores, mas, também, a estação do amor! A Mãe Natureza, com seus fenômenos cíclicos, ou seja, com suas indefinidas repetições, parece querer revelar ensinamentos.

A Natureza parece indicar aos homens que nossas relações serão fecundantes como a fina poeira de pólen, quando dispomos nossa energia acumulada durante o inverno para se inspirar, criar, começar ou recomeçar o que pausamos nos meses de frio em busca da luz. As cores, os sons, os sabores e esse ambiente naturalmente criado para seduzir um bom número de espécies para o acasalamento, instigam, inspiram e motivam a todos.

Apesar de o girassol ser exemplo exagerado, todas s flores buscam a luz.

Quem sabe nós homens aprenderemos com as flores a evoluirmos, voltando-nos para o nosso interior, fortalecendo as raízes que nos ligam aos nossos ancestrais e tornando-nos suficientes fortes e sábios para buscar o sol, a luz, a fonte inesgotável de energia que move o mundo.



Namastê!

Equinócio de setembro

23/09 00h09 - duração: 89,85 dias

Setembro chegou. Ligue a sua sensibilidade.


Setembro é um mês especial. O inverno vai acabar. Os dias vão se tornar mais longos e as noites mais curtas. A natureza começará a mostrar sua face mais bonita e exuberante. As sementes escondidas pelo inverno brotarão numa explosão de vida.



Não deixe que este mês seja para você uma simples continuação do inverno. Aproveite setembro para aumentar sua sensibilidade em relação às pessoas, em relação à natureza, em relação à vida. Aproveite setembro para pensar mais, rever suas emoções, desabrochar sua criatividade, ser mais gentil, mais polido, mais gente.



Aproveite as tardes de setembro para caminhar, cismar, jogar conversa fora, visitar parentes e amigos esquecidos pela correria, pelos afazeres, pelos invernos da vida que nos fazem recolhidos pelo frio da insensibilidade e do egoísmo.



Aproveite setembro para desenvolver em seu trabalho um clima de amizade, cordialidade, espírito de time, de união. Proponha atividades de integração e de expressão artística que aumentem a sensibilidade de todos em relação aos clientes, fornecedores, comunidade. Setembro é muito propício para iniciar trabalhos com a comunidade que poderão se desenvolver até a grande confraternização do Natal.



Enfim, não deixe setembro passar em branco. Pinte o seu setembro das cores que a natureza oferece. Abra seus olhos para ver o verde, as flores, a beleza da botânica de nossos trópicos. Abra seus ouvidos para ouvir o assanhamento dos pássaros ao entardecer. Redescubra em você a sensibilidade. Lembre-se que você é gente. Você não é uma máquina a serviço da sociedade de consumo que só vê prazeres nos bens materiais e se esqueceu das pessoas, da família e começa a perder o sentido da própria vida. Faça neste setembro um exercício de desembrutecimento.



Viva setembro! E viva com toda a força do verbo viver!



prof. Luiz Marins



Pense nisso.


No zodíaco ...
Características do elemento Terra  (no caso elemento do meu signo)
A presença do elemento Terra em meu mapa mostra algumas características marcantes sobre mim. Terra é um elemento objetivo e concreto. Quer ver a utilidade das coisas e se elas estão firmes e estáveis. As suas palavras de ordem são: pragmatismo, objetividade e praticidade.
Ter auto conhecimento auxilia na formação de opiniões mais acertadas e ajuda na tomada de decisões importantes. Pensando nisso e por entender um pouco minha essência, meus anseios e sonhos e me compreendendo corpo e alma e suas necessidades e buscando um futuro de felicidades e realizações que eu digosobre a praticidade do dia: hoje é véspera de feriado prolongado, então fui... 

Frustração
Estado daquele que está submetido a uma situação insolúvel, se vê privado da satisfação de um desejo frustrado nas suas expectativas de recompensa ou bloqueado na sua ação.

Sentimento que flui quando não consegue alcançar o objetivo que te propôs e pelo que lutou. Sente ansiedade, raiva, depressão, angústia, ira.


Pegando carona no assunto, já que acabei de fazer propaganda sobre um dos livros que li, quero divulgar aqui uma iniciativa super bacana das meninas do blog O que elas estao lendo. Um espaço para trocarmos dicas, enriquecermos nossa cultura e interação. Toda segunda-feira elas postam uma dica de leitura de blogueiras da moda mostrando que os livros, a leitura e o mundo fashion tem mudo a ver!!! Para quem gosta, vale postar, dar dicas ou só observar, tem muita sugestão boa e gente interessante! Além de outras campanhas como a "24 livros em 2010" e "Elas leem e usam lenço".
Vale conferir!!!

Evite acidentes, faça tudo de propósito!


É ao mesmo tempo fascinante e amoral. Celebra a vida!


Essa que vos fala

Minha foto
Existe aqui uma mulher Uma bruxa, uma princesa Uma diva, que beleza! Escolha o que quiser Mas ande logo Vá depressa Nem se atreva A pensar muito O meu universo Ainda despreza Quem não sabe O que quer...

Atalho do Facebook


Sejam bem vindos!!!

"Já aviso, aqui a casa é ventilada, o coração é quente e as vontades têm a temperatura exata para os sonhos".
Vanessa Leonardi

Um lema

"Não me pergunte quem sou e não me peça para permanecer o mesmo".

Michel Foucault


Porque?

Pra pensar, pra desabafar, pra gritar pro mundo...
Pra compartilhar, pra chorar e pra rir de tudo!!!

tá procurando o quê?


"Apenas viver não é o suficiente, disse a borboleta, É preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor!"

Total de visualizações de página

Postagens populares

Seguidores


Tecnologia do Blogger.


Blog Day 2010

Páginas

Labels