Clara luz da noite

Pensamento aos pedaços

É desesperadora, excitante, envolvente, sufocante e sedutora a história da Dama das Camélias de Alexandre Dumas Filho. Acabei de lê-lo e me sinto arrebatada, exausta de tanto sofrer junto com os personagens Marguerite Gautier e Armand Duval que vivem um amor sincero, arrebatador e desiludido. A história de amor mais triste que li na vida. Alguma semelhança com a vida real é mera coincidência!

Greta Garbo como a cortesão Marguerite Gautier, com um buquê de camélias


A camélia, flor usada pela cortesã Marguerite, é uma flor emblemática e de forte significado. Durante toda a história ela foi usada por personalidades ou representada de inúmeras formas, mas denotando sempre força, firmeza de ideais e liberdade, "grandeza da alma".


Em 1848, o escritor Alexandre Dumas Filho publica o famoso livro A Dama das Camélias, que narra o drama e o romance de uma cortesã por um rapaz da sociedade e todas as dificuldades que ela sofre até o leito de morte por esse amor. A obra foi inspirada no romance do escritor com a cortesã Marie Duplessis, e ainda no fato de ser ele próprio filho ilegítimo de Alexandre Dumas.

A flor também foi símbolo da luta contra a escravidão no Brasil – os abolicionistas a usavam como uma senha para se identificarem – até Coco Chanel, a maior de todas as estilistas, adotou a camélia como símbolo, no entanto, pouco se sabe sobre o que é que a levou a fazer da camélia o seu emblema. Há quem diga que Coco usava uma camélia branca na lapela...


É exatamente essa força que a personagem representa, ela é o vigor do romance, que trata o desejo de Armand em ficar com ela, o sofrimento de ambos e a renúncia por causa desse sentimento tão violento.


É um livro fascinante, comovente. O autor consegue com que sintamos o amor, o desespero, desilusão, desejo... É arrepiante, e sufocante vivenciar esses arroubos. Descrito em lindas palavras que nos faz chorar em prantos!


Mais do que uma história de amor, é a história do amor mais puro e profundo vivido por almas transtornadas, é inefável!

0 comentários:

Postar um comentário

Bem vindo! Deixe seu comentário aqui.

Evite acidentes, faça tudo de propósito!


É ao mesmo tempo fascinante e amoral. Celebra a vida!


Essa que vos fala

Minha foto
Existe aqui uma mulher Uma bruxa, uma princesa Uma diva, que beleza! Escolha o que quiser Mas ande logo Vá depressa Nem se atreva A pensar muito O meu universo Ainda despreza Quem não sabe O que quer...

Atalho do Facebook


Sejam bem vindos!!!

"Já aviso, aqui a casa é ventilada, o coração é quente e as vontades têm a temperatura exata para os sonhos".
Vanessa Leonardi

Um lema

"Não me pergunte quem sou e não me peça para permanecer o mesmo".

Michel Foucault


Porque?

Pra pensar, pra desabafar, pra gritar pro mundo...
Pra compartilhar, pra chorar e pra rir de tudo!!!

tá procurando o quê?


"Apenas viver não é o suficiente, disse a borboleta, É preciso ter sol, liberdade e uma pequena flor!"

Total de visualizações de página

Postagens populares

Seguidores


Tecnologia do Blogger.


Blog Day 2010

Páginas

Labels